quinta-feira, 13 de junho de 2013

Plano de Aula

Nosso Plano de Aula vai se basear na questão do ENEM-2011 que faz referencia à escala de determinado Mapa.
Iniciamos lendo a questão.


5) Questão (ENEM – 2011)
Sabe-se que a distância real, em linha reta, de uma cidade A, localizada no estado de São Paulo, a uma cidade B, localizada no estado de Alagoas, é igual a 2 000 km. Um estudante, ao analisar um mapa, verificou com sua régua que a distância entre essas duas cidades, A e B, era 8 cm.
Os dados nos indicam que o mapa observado pelo estudante está na escala de
A) 1: 250.
B) 1: 2 500.
C) 1: 25 000.
D) 1: 250 000.
E) 1: 25 000 000.



RESOLUÇÃO

Esta é uma questão que envolve a conversão entre unidades de medida. Neste caso precisamos converter 2.000 km em cm, pois cada centímetro no mapa corresponde geograficamente a certa distância também em centímetros.
Inicialmente posiciona-se a vírgula na célula do km e desloca-se a mesma até a unidade métrica desejada que no caso seja o centímetro.
Observamos que de quilômetros para centímetros andamos 5 casas para a direita.




km
hm
dam
m
dm
cm
mm
2
0
0
0,
0
0
0
0
0,




x 10x 10x 10x 10x 10





Cada múltiplo/submúltiplo da unidade metro está contida em uma coluna.
Note também que para cada coluna deslocada à direita, estamos realizando a multiplicação por 10.
As 5 multiplicações sucessivas por 10 são equivalentes a deslocar a vírgula decimal 5 casas para a direita.
Por isto 2.000 km equivalem a 200.000.000 cm pelo deslocamento da vírgula 5 casas para a direita.
Agora temos que obter a razão entre a medida do mapa e a medida geográfica.
Como a distância entre as cidades no mapa é de 8 cm e geograficamente elas estão localizadas a 200.000.000 cm (2.000 km)de distância, temos a seguinte razão:

Medidas do mapa (cm)

Medidas geográficas (cm)

8
200.000.000
1
x

8.x = 200.000.000

x= 200.000.000: 8

x= 25.000.000

ESCALA É IGUAL  1: 25.000.00  (E)


PLANO DE AULA



Tema:
Proporção – Razão – Regra de três
Objetivo geral:

Ensinar a Resolução de problemas de proporção direta

Objetivo específico:

a) Ensinar a conversão de medidas métricas adequadamente.

b) Esclarecer que escala é razão.

c) Ensinar o princípio da constante de proporcionalidade.
Justificativa:

A resolução de problemas de proporcionalidade é essencial para facilitar a compreensão de outras vertentes da matemática.

Procedimento/Metodologia

a) Primeiramente revisar Sistema Métrico Decimal com a exposição da tabela com as diferentes unidades métricas e mostrar como ocorre a conversão de uma unidade métrica para outra.

b) Em seguida, explicar aos alunos de que escala é uma razão entre uma grandeza real e outra grandeza proporcionalmente representada por um desenho, ambas representadas pela mesma unidade métrica.

c) Explicar aos alunos que a regra de três é a igualdade entre  frações equivalentes e que têm um de seus termos desconhecido   em relação aos demais. Mostrar que a razão sempre tem o mesmo valor. Daí dessa divisão ser chamada de constante de proporcionalidade

Recursos:

Régua graduada em centímetros, lousa, giz, Atlas.

Avaliação:

Oferecer outras questões onde ocorra a necessidade de se obter a constante de proporcionalidade a partir de conversão de unidades de medidas métricas.

Recuperação:

Contextualizar um exemplo onde o próprio aluno irá medir a distância e converter as unidades métricas de acordo com a escala do mapa a utilizar.
Recuperação continuada a todos a cada dúvida surgida.




DIAGRAMA DE PERCURSO 


Disponível em: http://www.matematicadidatica.com.br/ENEM2011q8.aspx acesso em 12/06/2013.

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