Nosso Plano de Aula vai se basear na questão do ENEM-2011 que faz referencia à escala de determinado Mapa.
Iniciamos lendo a questão.
Cada múltiplo/submúltiplo da unidade metro está contida em uma coluna.
Iniciamos lendo a questão.
5) Questão (ENEM – 2011)
Sabe-se que a distância real, em linha reta, de uma cidade A, localizada no estado de São Paulo, a uma cidade B, localizada no estado de Alagoas, é igual a 2 000 km. Um estudante, ao analisar um mapa, verificou com sua régua que a distância entre essas duas cidades, A e B, era 8 cm.
Os dados nos indicam que o mapa observado pelo estudante está na escala de
A) 1: 250.
B) 1: 2 500.
C) 1: 25 000.
D) 1: 250 000.
E) 1: 25 000 000.
RESOLUÇÃO
Esta é uma questão que envolve a conversão entre unidades de medida. Neste caso precisamos converter 2.000 km em cm, pois cada centímetro no mapa corresponde geograficamente a certa distância também em centímetros.
Inicialmente posiciona-se a vírgula na célula do km e desloca-se a mesma até a unidade métrica desejada que no caso seja o centímetro.
Observamos que de quilômetros para centímetros andamos 5 casas para a direita.
km
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hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
| |||
2
|
0
|
0
|
0,
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0,
| |
x 10 | x 10 | x 10 | x 10 | x 10 |
Cada múltiplo/submúltiplo da unidade metro está contida em uma coluna.
Note também que para cada coluna deslocada à direita, estamos realizando a multiplicação por 10.
As 5 multiplicações sucessivas por 10 são equivalentes a deslocar a vírgula decimal 5 casas para a direita.
Por isto 2.000 km equivalem a 200.000.000 cm pelo deslocamento da vírgula 5 casas para a direita.
Como a distância entre as cidades no mapa é de 8 cm e geograficamente elas estão localizadas a 200.000.000 cm (2.000 km)de distância, temos a seguinte razão:
Medidas do mapa (cm)
|
Medidas geográficas (cm)
|
8
|
200.000.000
|
1
|
x
|
8.x = 200.000.000
x= 200.000.000: 8
x= 25.000.000
ESCALA É IGUAL 1: 25.000.00 (E)
PLANO DE AULA
Tema:
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Proporção – Razão – Regra de três
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Objetivo geral:
| Ensinar a Resolução de problemas de proporção direta |
Objetivo específico:
| a) Ensinar a conversão de medidas métricas adequadamente.
b) Esclarecer que escala é razão.
c) Ensinar o princípio da constante de proporcionalidade.
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Justificativa:
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A resolução de problemas de proporcionalidade é essencial para facilitar a compreensão de outras vertentes da matemática.
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Procedimento/Metodologia
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a) Primeiramente revisar Sistema Métrico Decimal com a exposição da tabela com as diferentes unidades métricas e mostrar como ocorre a conversão de uma unidade métrica para outra.
b) Em seguida, explicar aos alunos de que escala é uma razão entre uma grandeza real e outra grandeza proporcionalmente representada por um desenho, ambas representadas pela mesma unidade métrica.
c) Explicar aos alunos que a regra de três é a igualdade entre frações equivalentes e que têm um de seus termos desconhecido em relação aos demais. Mostrar que a razão sempre tem o mesmo valor. Daí dessa divisão ser chamada de constante de proporcionalidade
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Recursos:
| Régua graduada em centímetros, lousa, giz, Atlas. |
Avaliação:
| Oferecer outras questões onde ocorra a necessidade de se obter a constante de proporcionalidade a partir de conversão de unidades de medidas métricas. |
Recuperação:
| Contextualizar um exemplo onde o próprio aluno irá medir a distância e converter as unidades métricas de acordo com a escala do mapa a utilizar.
Recuperação continuada a todos a cada dúvida surgida.
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Disponível em: http://www.matematicadidatica.com.br/ENEM2011q8.aspx acesso em 12/06/2013.
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